Bem vindo ao 
Blog da BB

Cadastre-se aqui para a nossa LISTA DE TRANSMISSÃO do Whatsapp
Cadastre-se

Pelo menos duas vezes  por semana na hora do almoço postamos dicas SUPER BACANAS aqui no blog da Black Bankers carinhosamente chamado de BLOG DA BB 

A hora do almoço é uma hora sagrada!
Sagrada pra comer e sagrada pra aprender! 
:-)

Usamos aqui na Black Bankers o conceito de que você tem que se nutrir de coisas úteis em seus intervalos, e ao invés de ficar com aquela conversa fiada fútil, aqui você terá aquela leitura de 5 minutinhos pra agregar para seu conhecimento.
Exemplo de imagem
O tema de hoje é:

 "Recrutamento e seleção adequada para montar um time de sucesso"



O programa de recrutamento e seleção é extremamente importante, pois nesta área é onde adiciona e recicla o capital humano da empresa de modo que se do inicio do processo estiver escolhendo um recurso humano de baixa qualidade ou errado com o passar do tempo irá começar a afetar a empresa, pois esta selecionando funcionários ruins. 


Para iniciar este processo temos que inicialmente compreender a necessidade da empresa quais vagas precisam ser preenchidas? Quais habilidades são fundamentais e quais são os diferencias? Quais a características pessoas que o candidato precisa obter para se encaixar na empresa e outras? Quanto mais bem forem definidas as necessidades para a vaga mais clara fica o tipo do candidato será necessário lembrando que essas necessidades tem que ser medidas como o que é essencial e diferencial, para não ter risco de rejeitar todos os candidatos. 

Para não uma parte dessas habilidades pode vir por fruto de treinamento e desenvolvimento de funcionários, sem contar que funcionários jovens e recentes tem uma ótima pretensão de aprender se for reconhecido pelos companheiros e empresa. 

Posteriormente depois de definir o tipo da vaga tem que iniciar a etapa de atração de currículos que pode ser desde divulgação da vaga por base de boca a boca, disponibilizar em alguma plataforma ou divulgar em algum lugar especifico. Todos esses métodos podem ser bem eficientes, mas para que isso ocorra tem que ser pensado aonde pode encontrar o candidato que acabou imaginado no momento de construir a necessidade da vaga assim para exemplificar se precisa de um programador pode procurar cursos universitários como ciência da computação, já que tem programação como conteúdo, cursos menos de programação, indicação de programadores e outras opções. 
 
Após coletar um conjunto de currículos iniciara um esforço de seleção do mesmo currículo, de modo que iniciara aplicar filtros, impeditivos, diferencias e outros elementos para que encontre o candidato ideal. Outras ferramentas são aplicadas para efetuar a seleção são como dinâmica de grupo, aplicação de cases, provas sobre conteúdo necessário, entrevistas e outros métodos menos convencionais, estas métodos sempre estarão procurando algumas características a favor ou contra o candidato como, por exemplo, a analise do currículo normalmente aborda algo mais técnico enquanto entrevista pode ser a oportunidade de encontrar competências emocionais, de comportamento entre outras coisas. 
 
Uma das mais tradicionais e mais usadas metodologias no processo e seleção é a entrevista, deste modo abaixo vou dar algumas dicas para como efetuar uma entreviste, de modo eficiente com o objetivo de identifique o melhor candidato entre todos os que estão no processo. 

 


1. Dê atenção à apresentação da empresa 

Primeiramente, é interessante que você apresente a empresa e explique o que a organização espera do candidato para a vaga em questão. Além disso, é importante também que o candidato se sinta à vontade, e que você se mostre acolhedor nesse momento. Isso facilitará o bom andamento da entrevista. 



2. Faça as perguntas certas para a entrevista de seleção 

Com as especificações de perfil desejadas pela organização, faça as perguntas ao candidato, para ter certeza de que ele se enquadra nas exigências do cargo, assim como na cultura da empresa e, mais importante, na cultura da área. 

Com a ajuda do currículo, verifique as informações declaradas e converse com o candidato para permitir que ele argumente melhor alguns pontos. Assim, você pode apurar a veracidade das informações e tirar algumas dúvidas que possam aparecer. 

É importante indagar sobre detalhes das experiências, cursos de formação e responsabilidades de cargos e projetos anteriores. Evite fazer perguntas de cunho íntimo, como orientação sexual, que podem abrir precedente para questões futuras. 



3. Ofereça espaço para o candidato 

Essa é a hora de o candidato poder falar de si e também explanar sobre questões que não foram levantadas por você. Deixe-o à vontade, mas caso surja alguma dúvida, indague de forma sutil. 

Por exemplo, se o candidato disser “sou muito eficiente”, é valido você perguntar: “o que seria ‘eficiente’?”. 

Isso deixa claro que é necessário que o candidato argumente melhor sobre essa qualidade, com exemplos de experiências vividas ou mesmo habilidades interpessoais. 



4. Questione pontos positivos e negativos 

Nessa etapa, já é possível você ter uma noção mais estratégica do tipo de candidato que está entrevistando. Pelo comportamento apresentado no decorrer da entrevista, é possível ver se aquele ponto positivo é verídico e perceber qual é o ponto negativo. 

Assim, é mais uma oportunidade para reforçar a capacidade de auto avaliação do candidato, mesmo que você já saiba a resposta.
 


5. Indague sobre saídas de empregos anteriores 

Esse é o momento de avaliar a ética do candidato na sua conduta profissional. Nem todos os desligamentos de emprego acontecem de maneira amigável, mas o que define o tipo de profissional desejado é como ele conduz a resposta. 

Ele pode conseguir uma saída elegante para explicar a situação ou culpar a antiga empresa ou o chefe, que nunca deram oportunidade para ele, por exemplo. 



6. Ofereça detalhes do cargo 

Aqui surgem informações mais específicas do cargo, como atribuições, tarefas, valores e benefícios. É também uma abertura para o entrevistado dizer se aquela proposta o interessa. 

É importante ser sincero quanto ao cargo. Abra o salário, as reais oportunidades de crescimento e o horário de trabalho. 

Não exalte metas e valores que não serão atingidos. Isso cria uma expectativa no candidato que não será atendida. Além disso, faz com que a empresa efetive uma pessoa que logo vai se desiludir com o cargo. É ruim para todos! 



Acima tem um meio de como efetuar uma entrevista com qualidade para efetuar um processo seletivo eficiente de identifique o melhor candidato. No entanto o processo seletivo mesmo mantendo uma regularidade de técnicas e metodologias para cada vaga e empresa sempre será um pouco personalizado e para exemplificar esse fato empresas como IBM, Google, Nubank e outras não vêm como essencial o diploma universitário desta forma na IBM já 15% de seus funcionários não tem diploma. 
 
Outro meto que uma empresa adotou nem um pouco tradicional foi a Hainekem que esta disponível em vídeo no Youtube aonde uma das etapas é que o entrevistador simulava passar mal em frente o candidato. 
 
Para finalizar O Google tem um livro com o nome um novo jeito de trabalhar, falando de diversas experiências na área de gestão de pessoas, são reveladas diversas tentativas da empresa como, colocar código de programação em um outdoor para as pessoas que se interessadas decodificar e poderem ser recrutadas e nas metodologias deles chegaram à conclusão que mais de cinco entrevistas não era mais relevante para o processo seletivo. Desta forma, pode ser um processo bem único e customizado conforme a empresa se dispõe e dedica tempo e recurso para efetua algo diferencial.


Desta forma efetuando uma entrevista com qualidade e utilizando outros métodos para encontrar um candidato de alta qualidade, juntamente de outros processos para melhorar esse processo poderá montar um super time na qual com desenvolvimento de equipe a tendência é só melhorar com o passar do tempo. 




Compartilhe o Blog da BB com a hashtag
#sejablack



E ai, curtiu?
Cadastre-se aqui para a nossa LISTA DE TRANSMISSÃO do WhatsApp e receba gratuitamente nosso conteúdo sobre bancos, mercado financeiro, negócios, empreendedorismo e muito mais!
Gostou? Deixe um comentário!

ÚLTIMOS POSTS DO BLOG

10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Não cague no nome!]


IR PARA O POST
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Conheça nossos E-Books


IR PARA O POST
10 Passos para Construir um Poderoso Negócio

Grandes produtos criados sem querer, que você usa todos os dias

IR PARA O POST